quarta-feira, 26 de março de 2014

Descobrindo o ES - dicas de amigos em Vitória e onde se hospedar

Último post sobre o Espírito Santo! Pelo menos enquanto eu não voltar!

Não sei porque nunca tinha considerado passear por Vitória antes, já que é uma das cidades mais antigas do país (de 1551) e eu adoro história. Acho que era falta de conhecimento mesmo, junto com o preconceito que cidade de praia não tem nada a oferecer além da praia (que eu nem ligo).

Estivemos no Hotel Senac Ilha do Boi para uma palestra e aproveitamos para admirar a vista maravilhosa da cidade!




Essa foto linda é do Erik do blog Jeguiando




Onde nós ficamos?


No hotel Comfort Vitória Praia na praia de Camburi  (com 5 km de extensão é uma das praias mais conhecidas da cidade, mas que não tivemos tempo de aproveitar). Acabei não tirando muitas fotos, mas em geral é bem localizado, o café da manhã normal (mas a área para isso um pouco pequena) e infelizmente o staff poderia ter um pouco mais de treinamento (ou liberdade). Chegamos em um grupo grande e a recepcionista demorou muito para resolver um probleminha com os quartos. A confusão das reservas pode não ter sido culpa do hotel, mas como já fui recepcionista de hotel antes (estou devendo esses posts!!) sei como o problema poderia ser resolvido rapidinho...





A cama está bagunçada porque essa foto foi um pouquinho antes do check-out

Outra dica de hospedagem


Para quem quer economizar, uma boa ideia é testar o novíssimo Guanaaní Hostel, no centro da cidade. Eu conheço uma das sócias e aposto que o atendimento é nota 10! Reportagem sobre o albergue.



Dicas de amigos


No final das contas, 4 dias é pouco tempo para a conhecer a capital, montanha e mar. Então pedi dicas de amigos capixabas para uma próxima viagem e essas foram as respostas:

A melhor moqueca de Vitória/Vila Velha

JKLC: Uma boa pedida para um almoço em Vitória, claro, é a moqueca capixaba. Se for na orla então, melhor ainda. O restaurante que recomendo é o Partido Alto, que fica de frente pra praia de Camburi em Jardim da Penha. É um restaurante bastante tradicional e com um cardápio excelente. Também temos outras opções, como o Ilha do Caranguejo, que fica em Jardim Camburi e o restaurante Atlântica, que fica na Praia da Costa em Vila Velha e que serve um maravilhoso camarão no coco.

ML: Nunca como moqueca capixaba em restaurante. a melhor é minha mãe que faz.


Felipe Bahia: Enseada Geraldinho - tem na praia do canto, perto do Triângulo e em Manguinhos, na Serra. Uma moqueca lá custa uns R$200,mas é o melhor restaurante de todos, não tem comparação. Ilha das Caieiras é longe e feio, fácil de se perder, só tem a vantagem de ser barato.

Flora Gurgel: Restaurante Atlântico, na Praia da Costa é ótimo! De frente pra praia que tem um movimento legal, vários quadros na parede, enfim, é um ambiente legal.

Sara Petrocchi: Bar do Geraldo, fica em Vitória, Jardim da Penha.


Bar/balada preferida

JKLC: Vitória possui boas opções de lazer. Sem dúvida nenhuma uma boa noite sempre começa pela Rua da Lama, famosa pelos seus bares e restaurantes. Geralmente o esquenta é por lá; no bar Abertura que possui o tira gosto mais famoso da região, o Kieber. Também tem o Birita, o Belisco, o Coxixo e o famoso sofá da Hebe, os dois últimos um pouco mais alternativos. A minha preferência se resume em um rodízio pela Rua da Lama, um pouco em cada bar de acordo com os amigos ou grupos diferentes de amigos.

ML: Doca 183, na Rua Gama Rosa, no Centro da Cidade. É próximo à minha casa, os donos são amigos, a comida é maravilhosa e o preço mais em conta do que os bares de Jardim da Penha e Praia do Canto.

Felipe Bahia: Em Vitória, tem o Triângulo e a Rua da Lama. Em Vila Velha, tem o Abertura e os bares em volta. O Abertura tem filiais na Rua da Lama, no Triângulo e em Vila Velha. O Triângulo tem vários bares um do lado do outro. É uma rua de lazer que de noite fecha para os carros. A Rua da Lama é boa porque é perto da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) ai quem costuma frequentar é uma galera mais nova. Um prato tipico é o Kieber do Abertura, sensacional, melhor que a moqueca. Boate: Royal, é a top, depois tem São Firmino e em Vila Velha tem a Vila Bohemia.

Flora Gurgel: Adoro a Rua da Lama pra sentar com uns amigos num boteco. Você pode ir de qualquer jeito, depois da aula, ninguem vai ligar... Quando quero sair para comer e beber algo diferente em um ambiente agradável gosto do Los Chicos (de comida mexicana) ou La Dolina (comida argentina). Os dois ficam super perto e dá pra escolher na hora se rolar dúvida.

Sara Petrocchi: O melhor bar pra mim é o Los Chicos, é um bar mexicano que serve bebidas fantásticas!

Kieber do bar Abertura - Vitória - ES
Esse é o famoso Kieber do Abertura! Obrigada pela foto JLKC! Ainda bem que experimentei porque é muito bom MESMO!

Praia Preferida

JKLC: A praia que mais frequento é a Praia de Camburi devido à facilidade de acesso, pelos bons quiosques e pela sua beleza e urbanização. O calçadão é super convidativo para uma caminhada, andar de bike, skate, patins, entre outras atividades. A desvantagem é que o banho não é muito recomendado em algumas áreas devido à poluição.

ML: Praia da Costa é a mais bonita e a água é mais gelada, sem contar os quiosques e restaurantes próximos.

Felipe Bahia: Frequento o posto 9 fica em frente a Farmácia Avenida na Praia da Costa. É onde bomba no verão, tem até DJ e a galera que vende cerveja e aluga cadeira aceita cartão.

Flora Gurgel: a praia que mais vou é a Praia de Camburi, por ser perto da minha casa (mas qualquer um consegue ir porque tem vários pontos de ônibus). Vou lá não só para tomar banho de mar ou pegar sol, mas para caminhar no calçadão, andar de bicicleta, andar de slackline, fazer piquenique, comer em algum quiosque... Mas pra se refrescar num dia de sol gosto bastante da Ilha do Boi (apesar de ficar um pouco cheia) ou a Praia da Costa!

Sara Petrocchi: As melhores praias são Manguinhos e Praia da Costa, Manguinhos no município da Serra e Praia da Costa em Vila Velha. (Já falamos de Manguinhos aqui no blog!)


Outra atração turística legal

JKLC: Como a minha família é do interior, não podem ver um shopping que querem ir, pois na minha cidade natal não tem fast food, nem cinema, nem comida japonesa, nem muitas opções de lojas, nem muitas outras coisas. Quando é amigo de fora que está visitando, temos a opção de conhecer a fábrica de chocolates Garoto, mas sem dúvida rola aquela passadinha no Convento da Penha antes, para vermos Vitória e Vila Velha de cima e tirarmos as tradicionais fotos com a 3ª ponte ao fundo. Outra opção é um tour pelo Palácio Anchieta, sede do governo do ES, que deve ser agendado com antecedência e que vai contar um pouco da história da colonização e do desenvolvimento de Vitória e do ES.

ML: Os monumentos do centro histórico de Vitória e a UFES.

Felipe Bahia: Tem o Parque Pedra da Cebola (essa pedra é um dos cartões postais da cidade), tem o Morro do Moreno (natureza, subir a pé para ver a cidade de cima - é aquele morro na frente do Convento), tour no Palácio Anchieta.

Flora Gurgel: Restaurante da Ilha das Caieiras e Museu da Vale. A Ilha das Caieiras é um bairro maravilhoso onde a populacao vive principalmente da pesca. Os restaurantes fiicam num deck com uma vista maravilhosa para o manguezal. A comida é otima e o visual no pôr do sol mais ainda! O Museu da Vale é uma antiga estação ferroviária e também fica em um local bem bonito, com uma vista incrivel da baía de Vitória. Mesmo quando não tem exposição temporária vale a pena ir pelo visual ou pra conhecer o Café do Museu, um café dentro de um antigo vagão de trem. Aos finais de semana na parte da noite, rola música ao vivo!

Sara Petrocchi: O mais comum de levar turista é no Triângulo ou na Rua da Lama!



Pedra da Cebola em Vitória - ES
Essa é a Pedra da Cebola, imagem desse site

Muitíssimo obrigada aos 5 amigos que colaboraram para o post! Como tivemos pouco tempo na cidade e não conhecemos o centro histórico, sigam o roteiro do Altier, do blog Pé na Estrada. A Prefeitura tem um projeto de visitas monitoradas gratuitas no centro histórico e você encontra as informações todas no blog "Capixaba na Estrada"! No blog "Rotas Capixabas" tem um roteiro de 3 dias em Vitória e Vila Velha e no blog "Catálogos de Viagens" tem várias dicas sobre o estado.

Indicação de guias


O guia que nos acompanhou foi o Oscar Agusto de Azevedo Neto (tel: (27) 99882-8330/email: oscaraugusto37@gmail.com). Ele gosta muito do que faz e você percebe isso em todas as informações que dá e conhece muito bem a região. Também conheci o guia Marcelo Ribeiro, blogueiroque nos acompanhou na viagem e dava várias dicas extras durante as visitas (tel: (27) 8134-0828 (TIM)/ (27) 8868-3725 (OI)/ (27) 9506-9764 (VIVO)/email: marcelo@guiaeturismo.com).


Está procurando hospedagem em Vitória? Compre no Booking e colabore com o blog sem gastar um centavo a mais por isso!

Essa viagem foi feita a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do SEBRAE/ES.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Um comentário:

  1. O restaurante Enseada Geraldinho é o melhor mesmo, todos os restaurantes de manguinhos são excelentes. Fora o visual que é impecável!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.